Você, com certeza, já ouviu falar sobre marketing de conteúdo.

Isso se deve ao fato de que todo profissional de marketing com visão de futuro está de alguma forma tentando introduzir essa estratégia em seu planejamento, seja em uma empresa de grande ou pequeno porte, lojas individuais ou microempreendedores, e sabe por que? Porque isso funciona! E vamos explicar o porquê.

O que é marketing de conteúdo?

É uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante e inteligente para atrair e conquistar o seu público com o objetivo de crescer sua rede de potenciais clientes e clientes, criar uma imagem para sua marca e obter mais resultados. Você não irá apresentar seus produtos ou serviços, você irá fornecer conteúdo útil para este público, a fim de ajudá-lo a resolver seus problemas e possuir uma melhor experiência na realização de sua compra.

Metodologia Inbound x Marketing de conteúdo

Você já ouviu falar sobre a metodologia Inbound? O marketing de conteúdo está dentro desta metodologia, que é a principal estratégia de marketing digital.

Inbound Marketing é focado em atrair, converter e encantar clientes. Se baseia na criação de conteúdo estratégico voltado para necessidade de um público-alvo e cria um relacionamento com seus potenciais clientes que serão atraídos por sua mensagem.

Mas como fazer este processo funcionar? Existe um passo a passo de estratégias que devem ser seguidas:

1) Atração – seus potenciais clientes serão atraídos através do conteúdo relevante que será postado em seus canais de comunicação;

2) Conversão – momento de transformar esses potenciais clientes em leads, pois você já terá identificado qual está preparado para realizar a compra de seu serviço/produto;

3) Venda – nessa etapa seus leads encontrarão a solução para seus “problemas” e tomarão a decisão de fechar o negócio;

4) Encantamento – mesmo depois da compra, você continuará o relacionamento com esse cliente para que ele continue escolhendo a sua marca.

Quais as vantagens de investir nessa estratégia?

Existem diversos benefícios para empresas que utilizam o marketing de conteúdo, porém existem 4 principais, pelo fato de ressaltar o quanto essa estratégia é boa para seus resultados financeiros e para o relacionamento com seus clientes.

– Visibilidade de sua marca: Produzindo um conteúdo relevante seu site e redes sociais terão um bom rankeamento nos mecanismos de busca e serão encontrados facilmente por seus clientes, assim mais pessoas conhecerão sua marca;

Aumento de suas vendas: Claro que esse é o objetivo da maioria das empresas, mas o marketing de conteúdo também pode trazer outros resultados, porém quando focamos em receita, esse conteúdo guiará seus leads pelo funil de vendas preparando-os para a tomada de decisão, o que provavelmente será positiva, por conta desse processo;

Redução de custos: O único recurso mais exigido de você será o seu tempo, pois terá que disponibilizá-lo para fazer conteúdos de qualidade e mostrar que realmente entende do assunto para atrair e prender atenção dos seus leads. Foque em qualidade e não quantidade para conseguir a confiança dos seus futuros clientes e garantir uma audiência fiel que fará com que o tráfico do seu site aumente sem que você gaste com isso;

Fidelidade dos clientes: A partir do momento de atração, um relacionamento é criado com os potenciais clientes que procuram seu conteúdo, o seu objetivo será encantá-los para que eles recomendem seus produtos/serviços a outras pessoas e sempre escolham a sua marca.

Como criar um planejamento para colocar em prática essa estratégia?

Como falamos toda estratégia é baseada em um planejamento. Para alcançar os resultados esperados, é necessário seguir processos.

Veja alguns:

  • Definição de seus objetivos e KPIs (indicadores chave de performance);
  • Definição de sua persona;
  • Desenvolvimento de um funil de vendas;
  • Escolha dos melhores canais que seu conteúdo será veiculado;
  • E muito mais!

Planejamento estruturado, é hora de colocar em prática sua estratégia! Através da criação de conteúdo é possível atrair e estimular a ação do cliente, sendo que a ação inicial não precisa ser essencialmente a venda, mas sim preenchimento de um cadastro para obter as informações de suas personas, download de materiais, compartilhamento de um post, entre outras conversões que estão dentro de qual objetivo foi traçado em seu planejamento.

Para saber se realmente está dando certo, a última etapa é mensurar e analisar suas métricas frequentemente para sempre obter resultados esperados.

Conseguiu entender o porquê as empresas estão adotando essa estratégia? Quer saber um pouco mais e fazer um planejamento para introduzir o marketing de conteúdo em seu negócio? Fale com a gente!

AGENDE AGORA UM BATE-PAPO ONLINE