Estamos na era dos conteúdos!

Estes que podemos adquirir em diversos canais e em formatos diferentes.

Os que encontramos online tem sido cada vez mais relevantes e se transformaram em  fontes de conhecimento, influenciam nas decisões de compras e aproximam o público com as marcas.

Uma ferramenta de conteúdo que vem crescendo é o podcast.

Representa uma boa oportunidade de comunicação, com a proposta de levar mais informação, educar e produzir materiais que sejam criativos e entretenham o público em  formato de áudio.

Neste artigo você entenderá o que é um podcast, suas funcionalidades, porque tem sido uma das principais fontes de informações e como as empresas estão aproveitando essa ferramenta para fortalecer sua marca.

O que é podcast?

Basicamente, é um programa semelhante ao rádio, porém por ficar disponível online, permite que o consumidor escute o que foi produzido a qualquer hora e por meio de diversos canais.

Possibilita que o conteúdo seja no formato de áudio, para que o público possa escutá-lo em qualquer momento através de um serviço de streaming, um site específico ou até mesmo fazer o download do arquivo no celular ou computador.

Possui temas e durações variadas, com infinitas possibilidades para criação de conteúdo para os públicos dos diversos segmentos existentes.

Para que serve um podcast?

Todo conteúdo é criado com um objetivo. Cada podcast possui um propósito específico.

Existem pessoas que o utilizam principalmente para compartilhar conteúdo com o público, onde é escolhido um tema, produzido um programa ou episódio e compartilhado o que se sabe sobre o assunto.

Essa também é uma forma de investimento em novas maneiras de entregar conhecimento através de um conteúdo de qualidade, uma estratégia utilizada para as empresas passarem informações para os clientes na jornada de compras.

Com isso, as empresas estão melhorando sua imagem e mostrando que são influentes nos assuntos relacionados aos seus produtos e serviços.

Outra funcionalidade muito utilizada nos podcasts é o fornecimento de notícias para o mercado.

Possuindo um objetivo definido, as oportunidades para se aprofundar nessa estratégia são inúmeras.

Por que escutar podcasts?

O formato do podcast é um atrativo para muitas pessoas, principalmente para quem possui uma rotina intensa, pois é possível ouvi-lo a qualquer hora do dia, muito diferente de vídeos e textos, em que é preciso parar um tempo e focar a atenção somente no material.

Confira a seguir alguns motivos para consumir os conteúdos em podcasts:

  • É possível acessar em qualquer lugar;
  • São gratuitos;
  • Ajudam a economizar e aproveitar o tempo;
  • Uma forma prática de se informar;
  • Garante entretenimento;
  • E muito mais!

Gere mais engajamento e faça novos negócios através dessa estratégia que vem crescendo constantemente!