As marcas que são mais humanas e comprometidas com seu público estão ganhando grande destaque no mercado.

É por isso que mostraremos o que é ser uma marca humanizada e todos os benefícios que essa estratégia traz para os negócios.

Os consumidores atuais buscam marcas comprometidas, que defendem causas, possuem valores relevantes e um posicionamento bem definido.

Humanizar é mostrar que existem pessoas reais por trás dos processos que fazem o negócio acontecer.

Veja a seguir, as principais características que as marcas precisam ter para cativar seu público:

1) Ser autêntica

Cada marca deve ter seu estilo próprio, uma personalidade única que as pessoas possam identificá-la.

Que nada mais é que possuir um tom de voz, elementos visuais e uma identidade corporativa bem definida. Com isso, ela se diferencia e se posiciona para o público de uma forma que a torna única e reconhecível para obter informação e ajuda em diferentes situações.

2) Ter bom humor

O bom humor é uma característica totalmente humana, sabemos que a risada permite gerar relações sociais e aproximação com as pessoas ao seu redor. Toda marca que busca se humanizar, precisa mostrar seu lado engraçado, desde que não seja ofensivo para nenhum grupo social.

Principalmente agora com a alta de “memes”, marketing viral e conteúdos criativos.

3) Responsabilidade Social

Em uma pesquisa realizada pela Deloitte, 80% dos consumidores disseram que pagariam mais em produtos e serviços de empresas que elevam seus preços por serem mais sustentáveis.

A responsabilidade social mostra o comprometimento da empresa diante seus colaboradores, consumidores e todos que fazem parte da sua formação.

4) Mostrar as pessoas por trás da marca

Visualizar apenas produtos, imagens e textos causa um pouco de desconfiança para o consumidor.

Para gerar confiança e oferecer uma experiência positiva para cada um, é fundamental mostrar a equipe de trabalho, projetando uma imagem mais humana e verdadeira.

5) Possui uma comunicação natural

Outro fator caraterístico de uma marca humana é a comunicação constante, tanto com seus clientes quanto com o público geral.

Uma boa comunicação é a chave para construir um bom relacionamento com o cliente.

As marcas que buscam se humanizar não devem optar por estruturas e métodos persuasivos e invasivos que simplesmente querem vender e aumentar a carteira de clientes.

Pelo contrário, devem optar por metodologias não invasivas e sustentáveis que, além de gerar oportunidades de negócio têm, como objetivo principal, informar, educar e aportar valor ao mercado e aos clientes.

Quais marcas conseguiram se humanizar e hoje são um exemplo?

Existem marcas referencias quando o assunto é ser humana, criaram um relacionamento com seus consumidores e geram cada vez mais vínculos e confiança.

Algumas delas são:

  • Nubank
  • Netflix
  • Coca Cola
  • Fedex
  • Magazine Luisa
  • IFood
  • E muito mais!

Existem diferentes aspectos e ações chaves que devem ser executadas para humanizar as marcas.

É importante ser autêntico, criativo e verdadeiro, com isso construir um relacionamento com os clientes e parceiros será fácil e refletirá diretamente da imagem da empresa e em seus resultados.

Ter uma marca humanizada não é só sobre aparecer e postar “selfies”, mas sim sobre saber admitir suas vulnerabilidades, erros e fraquezas e se importar verdadeiramente com quem acompanha sua marca.

Infelizmente empresas que não são humanizadas vivem só competindo por preço e não conseguem crescer no mercado e nem ser valorizadas.

Por isso, é importante construir um relacionamento sincero, transparente e com empatia com a sua audiência, é isso que vai fazer com que as pessoas se apaixonem pela sua marca.

Conseguiu compreender como é essencial se conectar com seu público? Acredite, ele espera isso de você!

Comece agora mesmo a analisar sua marca e torne ela cada vez mais humana, com certeza, você terá mais resultados.