Histórias levam o público a uma jornada, geram identificação com quem está a contando e despertam emoções.

Além de criarem relacionamentos e fazerem com que a transmissão de uma mensagem seja feita com clareza.

Toda história bem contada sempre é lembrada da melhor forma possível, quando esse conceito é levado ao mundo do marketing essas histórias são direcionadas ao público para contar sobre a marca ou produto/serviço, com o objetivo de despertar o interesse para que conversões sejam realizadas.

Por que storytelling é tão importante para os negócios?

Os consumidores de hoje em dia são totalmente diferentes do que os consumidores de alguns anos atrás. Novas tendências surgiram e, a partir delas, novas ações e desejos. Essas tendências podem sempre ser aproveitadas para melhorar resultados de marketing, e é isso que o storytelling bem feito tem a capacidade de fazer.

Além de todos os benefícios já citados, a arte de contar histórias pode:

  •  Criar memória no seu público;
  •  Fazer com que associações sejam criadas para sua marca ou serviço/produto;
  • Envolver os clientes;
  • Desenvolver conteúdos relevantes e empolgantes;
  • E muito mais!

Mas não é apenas “fazer uma história”, ela precisa ser criativa, estruturada, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, começo, meio e fim. E que esse fim sempre seja uma solução (seu produto/serviço).

Veja alguns cases que viralizaram e contaram histórias de uma forma marcante:

Os cases são importantes para demonstrar como as técnicas de storytelling servem ao propósito de se passar uma mensagem com imensa eficácia.

  • DOVE “Real Beleza”: Trata-se de uma campanha voltada para elevar a autoestima do seu público, vídeo emocionante, mostrando no inicio mulheres se descrevendo negativamente e em seguida outras pessoas as descrevendo de forma positiva, mostra a imagem de quem realmente elas são e não enxergavam, um vídeo que comoveu diversas pessoas, e por isso viralizou;
  • HEINEKEN “Mulheres também curtem futebol”: A história mostra homens sendo abordados secretamente para assistirem a final da Liga em um evento da cerveja, o que seria necessário convencer suas namoradas ou esposas a irem para um SPA. Porém, no dia do jogo, descobrem que elas não foram enviadas para um SPA, e sim, para assistirem ao jogo ao vivo, em Milão! Tirando o estereótipo de que apenas homem curtem futebol, foi um vídeo com uma grande repercussão no mundo feminino.
  • ALWAYS “Like a Girl”: baseado na frase “você está fazendo isso como se fosse uma menina”, na campanha ela não era utilizada em situações de fraqueza ou delicadeza, na verdade reforçava cada uma de suas palavras em ocorrências que mostravam a força da mulher e como não havia nada que as impedia de fazer qualquer coisa que desejassem.

O storytelling funciona. Contar histórias é diferente para todas as empresas. O nome, o produto ou o serviço que você está comercializando tem características exclusivas. Adicione uma narrativa convincente à equação e você terá uma imagem de marca poderosa.

Percebeu a importância de saber construir essa boa narrativa para sua marca? Já existem diversas histórias sendo contados e lembradas, desenvolva a da sua marca também! Fale com a gente!

AGENDE AGORA UM BATE-PAPO ONLINE