As perspectivas e expectativas para do mercado de marketing no Brasil deram um salto muito grande em 2020.

Em pouco tempo muitas empresas precisaram se reinventar para continuarem ativas no mercado, o digital passou a ser peça fundamental, o conceito de home office virou uma realidade e eventos ao vivo com milhões de espectadores foram um sucesso na internet.

O novo ritmo e novas mudanças ainda estão em processo de aprendizagem para muitos, mas para não ficar atrás da concorrência é necessário se adaptar e sempre buscar novas formas para acompanhar a inovação tecnológica.

Para 2021 as expectativas já estão altas em relação a essas inovações e é por isso que trouxemos algumas tendências para que você fique de olho e comece a se preparar.

Veja as tendências para o marketing digital para 2021:

  •  Chatbots: Os chatbots vêm se tornando uma grande alternativa tecnológica para as empresas poderem escalar o atendimento, mantendo a qualidade e reduzindo custos;
  • Avanço da inteligência artificial: além dos chatbots, que são capazes de otimizar tempo e experiência do usuário, novas tecnologias e integrações ganharão força para as inovações tecnologias;
  • Conteúdos em vídeos e áudios: a geração de conteúdo em vídeos, principalmente curtos, como TikTok e Reels no Instagram estão trazendo muitos resultados para algumas empresas e ajudando nos algoritmos. Os podcasts aparecem em seguida sendo cada vez mais buscados pelos usuários.
  • Pesquisas por voz: De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore, em 2020, nada mais nada menos que 50% das pesquisas serão feitas por voz, o que impacta bastante a forma como as marcas devem trabalhar seu processo de otimização para ferramentas de busca. Softwares como Alexa, Siri ou Google Assistant se adaptam cada vez mais aos perfis dos usuários para experiências cada vez mais particulares.
  • Interação eccomerce + redes sociais: as redes sociais estão integradas aos eccomerces, o crescimento do número de empresas que estão vendendo por redes sociais indica que é uma tendência que continuará, além de que muitos usuários preferem realizar compras desta forma. Muitas das plataformas deram grandes passos de desenvolvimento, liberando melhorias e ferramentas específicas para quem busca vender online, como WhatsApp, Marketplace, Instragram e Google Shopping.
  • Maiores investimentos em marketing de conteúdo: o marketing de conteúdo já é uma estratégia que mostra resultados excelentes para as empresas, o engajamento de clientes existentes e a captação de novos continuará sendo um diferencial.
  • WhatsApp Business: Hoje, mais de 175 milhões de pessoas trocam mensagens com uma conta do WhatsApp Business, diariamente. E, 3,5 milhões de negócios no Brasil já estão utilizando a ferramenta para realizar vendas, a tendência é que seja utilizada por ser uma forma otimizada e que garante uma melhor experiência para o consumidor.

Claro, que são apenas alguns tópicos, mas já nos leva à uma direção para ficarmos de olho no que vem por aí! Porém lembre-se que vivemos em um mercado dinâmico e cheios de possibilidades e que podemos nos deparar com mudanças constantemente.

Fale com a gente para ajudarmos sua empresa a crescer em vendas e marketing no próximo ano!

AGENDE AGORA UM BATE-PAPO ONLINE